Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

PGE celebra 59 anos com homenagem a procuradores e servidores

Publicação:

Evento contou com a presença do governador Eduardo Leite
Evento contou com a presença do governador Eduardo Leite - Foto: Mauricio Tonetto

A Procuradoria-Geral do Estado, que completou, na terça-feira (19/03), 59 anos de serviços prestados à sociedade gaúcha, reuniu, na segunda-feira (18/03), servidores, procuradores e autoridades no Salão Nobre da Catedral Metropolitana para a cerimônia de Outorga das Honrarias Reconhecimento da Advocacia de Estado e Reconhecimento PGE-RS.

O procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, juntamente com as procuradoras-gerais adjuntas para Assuntos Institucionais, Diana Paula Sana, e para Assuntos Administrativos, Paula Ferreira Krieger, entregou as homenagens aos procuradores e servidores que completaram, em 2023, 15, 20 e 30 anos de exercício funcional.

Ao todo foram 64 agraciados, divididos em três graus: ouro, prata e bronze, de acordo com o período de atividade. Costa parabenizou a todos e salientou a relevância do trabalho da PGE para o Estado. “A permanência de servidores e procuradores da nossa instituição, que não apenas trazem experiência e ensinamento para aqueles que chegam depois, mas também enriquecem o dia a dia a nossa atividade. Por isso é fundamental celebrar e homenagear aqueles que completaram 15, 20 e 30 anos de Procuradoria-Geral do Estado. Parabenizo a todos e peço que todos celebrem essa semana de aniversário da nossa Procuradoria-Geral do Estado e as conquistas que são do dia a dia, assim como outras virão, junto com o reconhecimento a partir do trabalho abnegado de todos nós”.

A presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (Apergs), procuradora do Estado Roselaine Rockenbach, celebrou o ato como parte da história da Procuradoria. “É muito justo e muito bonito que a Procuradoria-Geral do Estado, no dia do seu aniversário, preste essa homenagem a quem ajuda a construir a sua história. Todos construímos a história da PGE, há 59 anos. O tempo e a dedicação de cada um de vocês enobrecem não só a Procuradoria, mas cada um de nós”.

A presidente do Sindicato dos Servidores da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (SINDISPGE/RS), Sabrina Oliveira Fernandes, destacou a importância de homenagear os "servidores públicos dedicados, competentes e principalmente comprometidos em oferecer à sociedade gaúcha um trabalho de qualidade e excelência”.


Jantar de aniversário

Após a solenidade, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, recebeu o governador Eduardo Leite para o Jantar de aniversário da PGE. Realizado também no Salão Nobre da Catedral Metropolitana, o evento contou com a presença de procuradores do Estado, servidores e autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário.

Leite salientou o valor da atuação da PGE para a gestão, tanto na atuação em tribunais superiores, em Brasília, como no apoio em cada uma das secretarias. “Todas as reformas que fizemos, e não foram poucas, todas as profundas transformações que fizemos no Estado, contaram sempre com a diligente atuação dos nossos procuradores e procuradoras. Então, quero homenageá-los, agradecer muito a dedicação de cada um de vocês. Somos todos servidores públicos, eleitos pelo voto popular ou pelo concurso público, admitidos com uma única missão, que é servir a esta sociedade e oferecer um horizonte melhor para todos”, destacou.

Em sua fala, Costa contou brevemente a história da criação da PGE e a importância do órgão. “É com muito orgulho que comemoramos os 59 anos da nossa Procuradoria-Geral do Estado. Que possamos seguir prestando um serviço público de qualidade e dedicado, que auxilie a administração nas efetivas entregas que a população tanto anseia”, encerrou.

Procuradoria-Geral do Estado do RS