Debates sobre transformação digital na Advocacia Pública marcaram o encerramento do Enastic

A última tarde do Enastic Advocacia Pública – Encontro de Tecnologia e Inovação da Advocacia Pública, nesta sexta-feira (05/11), teve início com a mesa de debate Transformação Digital das Defensorias Públicas. O evento foi realizado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) e pelo Judiciário Exponencial em dois dias de ampla programação.

Participaram do diálogo Nikolas Stefany Macedo Katopodis, subdefensor público-geral da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPE-MG), que falou sobre os desafios da pandemia à Defensoria, que por natureza funciona de portas abertas à população, tem na sua cultura o atendimento presencial, e Erik Saddi, defensor público em SP e coordenador de Tecnologia da Informação da Defensoria Pública de São Paulo (DPE-SP), que reforçou esta questão, complementando que o público das DPEs é essencialmente vulnerável. A pandemia veio como um obstáculo que representou oportunidade de inovação, partindo da reinvenção da organização da entrada dos assistidos e passando pela digitalização de processos ligados ao atendimento. A moderação foi feita por Rogério Souza Couto, defensor público assessor do Escritório de Gestão Estratégica da Defensoria Pública do Estado do RS, que ponderou que as instituições estavam em processo de digitalização e Covid-19 o acelerou, com o grande desafio da inclusão digital do assistido.

JExplay – Após a mesa, Barbara Bartosiaki, do Judiciário Exponencial, apresentou ao público a plataforma JExplay do Judiciário Exponencial. O portal, em fase de pré-lançamento, tem conteúdos exclusivos, de eventos já realizados e live semanal. O www.jexplay.com.br tem materiais com acesso gratuito e assinaturas.

Sessão de Tecnologia Alexandre Bess, CEO da Legalbot, falou sobre AI aplicado ao Compliance Regulatório para Órgãos e Organizações. Ao demonstrar ferramenta na qual robôs capturam informações e as estruturam, enfatizou que o maior volume do que é escrito hoje é lido por máquinas.

Procuradorias A Transformação Digital das Procuradorias pautou a última mesa de debate. Clarissa Cortes Fernandes Boehr, procuradora municipal de Porto Alegre e corregedora-geral da PGM/POA, apresentou o Sistema e-PGM na gestão de precatórios e RPVs e bloqueios judiciais, frisando a atuação na origem do problema para a redução ações judiciais, e demais ações online. André Serra Alonso, procurador do Estado e secretário de gestão na Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ), trouxe dados sobre a implementação e funcionalidades do Sistema PGE Digital e afirmou que as equipes de TI hoje, em qualquer instituição, são tão importantes quanto a atividade fim. Bruno de Macedo Dias, procurador do Estado de Santa Catarina(PGE/SC), ressaltou que não se pode apenas aplicar ferramentas da moda, é preciso modificar a forma de trabalhar. A moderação coube a Cinara Vila, procuradora do Município de Novo Hamburgo-RS, que saudou o compartilhamento de experiências e práticas no Enastic.

Os vídeos do Enastic Advocacia Pública – Encontro de Tecnologia e Inovação da Advocacia Pública permanecem disponíveis no canal do Judiciário Exponencial no Youtube.