Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

No Dia Mundial do Meio Ambiente, conheça ações da PGE que colaboram para a preservação

Publicação:

Educação Ambiental na PGE 1600x900
Conheça as iniciativas da PGE
cards dia mundial do meio ambiente 2021

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE/RS) traz as suas principais iniciativas para a preservação ambiental. São ações práticas e de conscientização que já fazem parte do dia a dia do órgão. Desde 2015 a PGE mantém o Comitê Gestor Ambiental, a quem compete planejar ações voltadas às questões ambientais, evitando o desperdício de recursos naturais, visando à melhoria do desempenho ambiental; monitorar e avaliar sistematicamente os resultados das ações desenvolvidas, visando ao replanejamento e à implementação de melhorias nos processos de trabalho, entre outras atribuições.

A campanha de sensibilização que é divulgada semanalmente na intranet e pelo PGE em Rede é uma das ações mais antigas da PGE. Os cards trazem dicas sustentáveis e conscientizam sobre temas como economia de água e separação correta de resíduos. Desde junho do ano passado, a nova campanha foca na responsabilidade individual na preservação da natureza, indicando o Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável da ONU correspondente à iniciativa. A ação é elaborada pela Assessoria de Comunicação Social e destaca o diferencial das pequenas atitudes e do consumo consciente dos recursos, além de apresentar dicas práticas.

A PGE foi a primeira instituição a participar do Sustentare, iniciativa que encaminha equipamentos de informática em desuso para instituições cadastradas, e os que não terão mais aproveitamento são enviados ao Presídio Estadual Feminino Madre Pelletier, onde as apenadas descaracterizam as peças. As mulheres são remuneradas pelo trabalho e têm remissão da pena, e os materiais são destinados corretamente, fortalecendo a reciclagem e a inclusão social. A Assessoria de Informática da Procuradoria realiza o trabalho de revisão dos equipamentos que estão em funcionamento para doação. A participação no programa foi reconhecida pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão no 22º Concurso Inovação no Setor Público, em 2019.

A Procuradoria também aderiu ao projeto Tampinha Legal, programa socioambiental de caráter educacional de iniciativa da indústria de transformação do plástico. O objetivo é fomentar a coleta de tampas de plástico, que são matéria-prima para a produção de outros produtos, como móveis, vestuário, equipamentos utilizados na infraestrutura de cidades, e reverter os recursos de sua venda para entidades assistenciais. São coletados todos os tipos de tampinhas de plástico, como as de garrafa, de pasta de dente, de produtos de limpeza e de outras embalagens.

“A questão ambiental sempre é tratada com muita responsabilidade pela Procuradoria e é por conta disso que a sustentabilidade é pauta permanente em nossas ações. O Comitê Gestor Ambiental da PGE tem a missão de planejar ações voltadas às questões ambientais, pois sabemos da nossa responsabilidade para com as próximas gerações”, frisou a procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e coordenadora do Comitê Gestor Ambiental, Paula Krieger, que também destacou a atuação da PGE junto ao programa Sustentare e Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental (Gisa).

O Gisa tem o objetivo de empreender esforços para a troca de informações, promoção de ações conjuntas, estímulo, socialização de projetos voltados às ações socioambientais, com a intenção de alcançar seu público interno e a comunidade em geral.

A PGE também está em processo de substituição das lâmpadas fluorescentes pelas de LED, mais econômicas e ecológicas.

Procuradoria-Geral do Estado do RS