Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Novembro Azul: "Toda hora é hora de se cuidar. Não adie esse compromisso"

Publicação:

PGE reforça a importância da retomada dos cuidados com a saúde de forma integral
PGE reforça a importância da retomada dos cuidados com a saúde de forma integral

O tema saúde domina as conversas no Brasil e no mundo em função da Covid-19, mas é preciso ter atenção em todas as frentes. A Procuradoria-Geral do Estado adere à campanha Novembro Azul, realizada, anualmente, para incentivar a prevenção ao câncer de próstata, por meio da ação "Toda hora é hora de se cuidar. Não adie esse compromisso", com a divulgação, nas próximas semanas, de informações relacionadas à saúde masculina na intranet e nas redes sociais.

A PGE reforça, neste momento, a importância da retomada dos cuidados com a saúde de forma integral e lembra aos homens da necessidade de buscar profissionais de saúde para um check-up. De acordo com a Secretaria da Saúde (SES), no RS o índice do câncer de próstata é o maior depois dos melanomas (tumores de pele) e o segundo maior em mortalidade por neoplasias na população masculina.

Carlos Antônio da Silva, da Política de Saúde do Homem, do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS), da SES, lembra que, historicamente, os homens buscam menos os serviços de saúde do que as mulheres e, consequentemente, fazem menos exames de prevenção e promoção em saúde. Segundo Silva, a maioria dos homens se encontra afastada da saúde preventiva, porém está bastante presente nas urgências e emergências hospitalares, com comorbidades em grau avançado, que se tratadas no início não produziriam sequelas ou teriam seus efeitos atenuados.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, os fatores de risco para o câncer de próstata são idade, história de câncer na família, sobrepeso e obesidade. Já a prevenção envolve alimentação saudável, prática de exercícios físicos, manutenção do peso adequado, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

São sinais de atenção, que demandam investigação por meio de exames, dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
 

IPE Saúde

 O IPE Saúde se une à causa com a proposta de isenção de coparticipação de consulta com os médicos urologistas credenciados durante o mês de novembro para usuários com 50 anos ou mais. Basta procurar um profissional credenciado da rede IPE Saúde – a isenção é garantida automaticamente (válido uma consulta por pessoa). A ação poderá beneficiar diretamente cerca de 175 mil segurados.

A média anual de consultas na especialidade de urologia pelo IPE Saúde de 2017 a 2019 oscilava entre 59 e 61 mil. Em 2020, contudo, houve queda de cerca de 25% na procura, com apenas 45.704 consultas realizadas.

LIVE no YOUTUBE

 Para disseminar o conhecimento, serão realizadas lives alusivas ao Novembro Azul pelo canal do Youtube da SES-RS:

Dia 17 de novembro, às 14h30:
Política pública e saúde
Palestrante: Mônica Macal, do Ministério da Saúde

Dia 22 de novembro, 14h30:
Saúde do homem em foco
Palestrantes: Médicos do Telessaúde UFRGS

Procuradoria-Geral do Estado do RS