Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Outubro Rosa: a meta é prevenir. É se cuidar. É nos cuidarmos

Publicação:

GAB   OUTUBRO ROSA   SITE
Outubro Rosa

Com a chegada do décimo mês do ano, as atenções da sociedade se voltam à campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Por conta disso, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) promove a campanha “A meta é prevenir. É se cuidar. É nos cuidarmos”. Ao longo das próximas semanas, serão divulgados cards informativos na intranet e nas redes sociais com informações importantes sobre prevenção e fatores de risco.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que, no Brasil, 56,33 em cada 100 mil mulheres desenvolvem a doença, mas no Rio Grande do Sul este número sobe para 88,28 para cada 100 mil. De acordo com o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA) o câncer de mama deve atingir, até o final deste ano, mais de 5 mil mulheres no Estado, colocando, também, Porto Alegre como a capital com maior incidência de casos entre todos os Estados: 147 a cada 100 mil pessoas.

CAUSAS

Há diferentes tipos de câncer, que podem evoluir mais rápido ou lentamente. Atualmente, a maioria dos casos tem tratamento quando o diagnóstico é realizado precocemente. O Inca divide os fatores de risco em três grupos: fatores ambientais e comportamentais (como obesidade e sedentarismo), da história reprodutiva e hormonal (sobre gravidez e menstruação, por exemplo) e genéticos e hereditários (como histórico familiar).

HÁBITOS

O Ministério da Saúde estima que cerca de 30% dos casos podem ser evitados com hábitos saudáveis. Os principais são praticar atividade física, manter o peso adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, amamentar o bebê pelo maior tempo possível e evitar o tabagismo, mesmo o passivo.

SINTOMAS

Os sintomas podem variar e muitas mulheres podem não apresentá-los, por isso é importante consultar seu médico regularmente e manter em dia os exames.
Entre os sinais que podem aparecer nas fases iniciais, estão:

• nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor
• pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja
• alterações no mamilo
• nódulos nas axilas ou no pescoço
• saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos

IPE Saúde

Para dar suporte ao Outubro Rosa, o IPE Saúde isentou de coparticipação o exame preventivo de mamografia em qualquer hospital ou clínica credenciados ao plano entre durante todo o mês. A ação é destinada a todas as usuárias do sistema de IPE Saúde com idade entre 40 e 75 anos e poderá beneficiar cerca de 300 mil mulheres no Estado.

Procuradoria-Geral do Estado do RS