Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

PGE divulga resultado provisório da apuração da eleição de membros do Conselho Superior

Publicação:

.
.

A Comissão Eleitoral do Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Estado divulgou, nesta sexta-feira (26), o resultado provisório da apuração da eleição para membros do Conselho Superior da PGE. O pleito, que ocorreu entre os dias 23 e 25 de junho, foi exclusivamente eletrônico.

Os procuradores do Estado Luiz Fernando Barboza dos Santos e Roselaine Rockenbach foram eleitos, com 111 e 100 votos respectivamente, e irão ocupar as duas vagas designadas aos procuradores da capital gaúcha. A procuradora do Estado Jucilene Cardoso Pereira recebeu 94 votos.

Do total de 180 eleitores da capital, a eleição contou com 174 votantes e 6 abstenções. O número total de votos para as vagas da capital foi 348.

Na votação relativa ao interior, declarou-se eleito o procurador do Estado Vinícius Cerqueira de Souza, contudo o resultado final, em virtude de problemas técnicos apresentados na base de dados desta votação, que estão sendo apurados em sede de auditoria do sistema, ainda não está em condições de ser divulgado.

Após a publicação do resultado oficial, os procuradores terão o prazo de dois dias para a apresentação de pedido de reconsideração, nos termos do artigo 19 da Resolução n.º 48, de 29.05.2012.

A Comissão Eleitoral do Conselho é formada pelos procuradores do Estado Paulo Cesar Velloso Quaglia Filho, presidente; John de Lima Fraga Júnior (membro titular), Fernanda Foernges Mentz (membro titular), Mauricio Pandolfo Bortolozzo (membro suplente), e os servidores Carlos Kaufmann Nogueira e Roberta Castro de Oliveira Freitas (secretários).

Voto Eletrônico

O voto eletrônico foi implantado nas eleições do Conselho Superior da PGE conforme a Resolução nº 120, publicada no Diário Oficial do Estado em 9 de maio de 2017. Nos últimos cinco anos, até 2016, quando as eleições ocorriam em cédula de papel, a média de abstenção era de 30%. Nas primeiras eleições realizadas por meio eletrônico, em 2017, a média de abstenção ficou em 25%; em 2018, em 22% e em 2019, 18,69%, dados que consolidam a votação eletrônica.

Procuradoria-Geral do Estado do RS