Procurador-geral do Estado acompanha governador Eduardo Leite em missão governamental à Europa

Com o intuito de trazer novos investimentos ao Rio Grande do Sul, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, acompanha o governador Eduardo Leite, em missão governamental internacional. O governador e a comitiva, formada por secretários, presidente da Assembleia Legislativa do RS, e prefeito de Porto Alegre, cumprirão uma série de agendas na Espanha e na França, entre os dias 4 e 8 de outubro.

A primeira agenda iniciou, na manhã de segunda-feira (04/10), na Espanha. Na sede da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Tecnologia (OEI), em Madri, Leite assinou um protocolo de entendimento entre a OEI, o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) e o governo do Estado para o início da concepção do projeto Museu Escola do Futuro, que será instalado no Instituto de Educação Flores da Cunha, em Porto Alegre.

Reunião-almoço na Câmara de Comércio Brasil-Espanha

Após, o procurador-geral do Estado participou de um almoço empresarial na Câmara de Comércio Brasil–Espanha, com participação da diretora global de assuntos Públicos da Telefónica, presidente da Câmara de Comércio e ex-ministra de Assuntos Exteriores da Espanha, Trinidad Jiménez, do diretor-executivo Antonio del Corro e do embaixador do Brasil na Espanha, Pompeu Andreucci.

Telefónica

Na sequência, a comitiva fez uma visita à sede do grupo Telefónica, empresa espanhola de atuação multinacional que opera no setor de comunicação, especialmente com telefonia, redes móveis, televisão por assinatura e internet. O grupo é dono da maior rede de fibra óptica na Europa e América Latina, e o Brasil é o segundo país que mais contribui com o faturamento da companhia, atrás apenas da Espanha. O Brasil, porém, tem o maior número de clientes.

Segundo dia

Nesta terça-feira (05/10), no segundo dia de agenda internacional, o procurador- geral do Estado, acompanhou o governador Eduardo Leite, em uma reunião no Grupo Cobra, empresa espanhola que trabalha no desenvolvimento, construção e operação de instalações industriais. O principal tema do encontro foi o projeto da termelétrica a gás natural, que seria instalada no porto do Rio Grande, em Rio Grande, na zona sul. O investimento previsto é de R$ 6 bilhões.

South Summit

Seguindo a agenda, Costa e os membros da missão internacional gaúcha participaram, em Madri, de uma feira global focada em negócios de inovação, a South Summit 2021. O governo gaúcho e a prefeitura de Porto Alegre estão em tratativas para que uma edição do evento aconteça na capital em 2022.

Na próxima quinta-feira (07/10), a comitiva também irá à França visitar a sede da Hyperloop TT, que fica em Toulouse. O retorno ao Brasil está previsto para sábado (09/10).