Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Procurador-Geral do Estado palestra no “Tá na Mesa” da Federasul

Publicação:

Procurador-Geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, palestra no "Tá Na Mesa".
Procurador-Geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, palestra no "Tá Na Mesa".

A reunião-almoço “Tá na Mesa”, promovida pela Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), reuniu o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, no inicio da tarde desta quarta-feira (22), no Palácio do Comércio. O tema do debate foi “O papel da Justiça frente ao cenário político e econômico do Brasil”, e a mediação foi feita pela presidente da entidade, Simone Leite.

O debate foi prestigiado pelo governador do Estado, Eduardo Leite, bem como procuradores do Estado, e autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

Na sua explanação, Costa - que cumprimentou o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, pela recondução do cargo - falou sobre os desafios da atuação da advocacia pública no desenvolvimento do Estado, e destacou o real papel e a importância das instituições para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Segundo ele, a harmonia e o diálogo devem imperar sempre, citando como exemplo a audiência de conciliação em relação aos presos custodiados, que ocorrerá nesta quinta-feira (23): “A audiência envolverá a PGE, a Defensoria Pública, o Ministério Público (MP), a Secretaria de Administração Penitenciária, a Secretaria de Segurança Pública, e por meio de um diálogo, buscaremos encontrar uma forma de solucionar a vida das pessoas. Os métodos tradicionais estão esgotados e precisamos de métodos alternativos”, enfatizou.

Costa ainda explicou a importância do papel das duas instituições, PGE e MP: “Estão todos em grau de igualdade, porque todos nós queremos que o gestor público realize, traga o resultado efetivo e que vai mudar a vida das pessoas, mas ao mesmo tempo queremos que as regras sejam observadas”, frisou.

Procuradoria-Geral do Estado do RS