Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Procuradores e procuradoras promovidos à classe final são homenageados em sessão solene do Conselho Superior

Publicação:

Cerimônia foi realizada no Auditório da PGE
Cerimônia foi realizada no Auditório da PGE

O Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Estado homenageou, nesta quinta-feira (10/11), em sessão solene, 36 procuradores do Estado promovidos à classe final da carreira. O presidente do Conselho, procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, conduziu a cerimônia, que contou com a presença da procuradora-geral adjunta para Assuntos Institucionais e conselheira, Diana Paula Sana, corregedor-geral da PGE e conselheiro Paulo Cesar Velloso Quaglia Filho, conselheiros, procuradores do Estado e servidores da PGE.

A promoção, por antiguidade ou merecimento, foi publicada no Diário Oficial de 7 de janeiro, após sessões do Conselho Superior para definir os procuradores do Estado promovidos para as classes intermediária, final e superior. Na ocasião, 93 procuradores foram promovidos e, pela primeira vez, foi possível o avanço mantendo o local de exercício originário.

“É um momento de reconhecimento à trajetória que colegas dedicados e empenhados tiveram ao chegar à classe final. Procuramos instituir este reconhecimento institucional para marcar este momento, que para nós é muito grato. Cada um que galgou este degrau fez muito esforço, para nós é motivo de orgulho, para que nosso trabalho fosse bem visto pela sociedade, governo, políticos, cidadãos, nas diversas esferas que nossos procuradores atuam”, afirmou o procurador-geral do Estado.

Costa destacou o trabalho desenvolvido em favor da possibilidade de promoção sem afastamento das Procuradorias Regionais, que envolveu atuação de diferentes gestões do gabinete da PGE e da Associação dos Procuradores do Estado do RS (Apergs). “Colegas que há 15 anos aguardavam esta possibilidade, hoje, foram contemplados de modo justo e da forma que a Instituição pode fazê-lo. É um gesto histórico”.

Quaglia parabenizou à Instituição pelas promoções, sem a necessidade de lotação em Porto Alegre. “Foi uma conquista, uma reivindicação antiga, e diante do desenvolvimento da era digital, é cada vez mais justa. O processo foi feito de forma inovadora, célere, servirá de legado”, salientou.

A procuradora do Estado Marciani Lansoni falou em nome dos homenageados. “É com alegria que estamos aqui celebrando um novo marco na nossa carreira de procuradoras e procuradores do Estado. Chegamos ao final de 2022 com muitas conquistas que certamente ficarão marcadas na história da PGE e do Estado do RS”.

Procuradoria-Geral do Estado do RS