Arquivo Público e UFRGS lançam Oficina “Resistência em Arquivo”
Publicação:
O Arquivo Público do Rio Grande do Sul realizou o lançamento da Oficina de Educação Patrimonial "Resistência em Arquivo: Patrimônio, Ditadura e Direitos Humanos", na terça-feira (5).
A Oficina, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é dirigida a estudantes do ensino médio e a grupos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) a fim de conhecerem a história e a realidade vivida durante a ditadura militar no Brasil.
A diretora do Arquivo Público, Isabel Almeida, enfatizou a satisfação em promover a Oficina, que denominou como "uma homenagem àqueles que lutaram pela transformação da sociedade brasileira e que tiveram seus Direitos Humanos violados no período da ditadura militar no Brasil".
O Procurador-Geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper, participou da atividade e em sua manifestação defendeu a necessidade de se manter a memória destes acontecimentos viva. Referiu o exemplo citado em um dos vídeos exibidos na abertura da oficina, em que uma estudante do ensino médio questionou a mãe sobre a ditadura e esta afirmou que só havia ocorrido no Rio de Janeiro. "Essa fala reforça a necessidade de se difundir a história entre os jovens para que os fatos passados não se repitam", finalizou. Dr. Kaipper também convidou todos presentes a participarem do Ciclo de Debates Direito e Política sobre Memória, Verdade e Justiça, na próxima terça-feira, dia 12 de novembro, às 17h, no Auditório do Centro Administrativo do Estado.
Também prestigiaram a atividade o Secretário Adjunto da Administração e dos Recursos Humanos, Luiz Antonio Philomena, o Deputado Estadual Raul Pont, exilados e perseguidos políticos, seus familiares e representantes e estudantes.
Mais notícias
- GAB Nota de Pesar modelo site
- O procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, integra a comitiva, liderada pelo governador Eduardo Leite
- arte com o fundo amarelo, com três imagens em formato 3x4 dos rostos das participantes do evento. Em texto, as informações da palestra e das participantes.
- Mais de 8 mil empresas aderiram à iniciativa, regularizando seus débitos com o Estado com descontos de até 95% em juros e multas