EGEI comemora 10 anos e reforça inovação na PGE-RS

O EGEI foi criado em 2014 para garantir a implementação e institucionalização do planejamento estratégico da PGE-RS.

Criado em 2014 para garantir a implementação e institucionalização do planejamento estratégico da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS), o Escritório de Gestão Estratégica e Inovação (EGEI) completa 10 anos nesta quinta-feira (10/10). O Escritório é responsável por garantir a execução dos modelos de gestão estratégica e de processos, acompanhar o desenvolvimento do portfólio de projetos e assessorar na elaboração e gestão dos programas, projetos estratégicos, processos organizacionais e inovação da PGE-RS.

“O principal objetivo da gestão estratégica é possibilitar o alcance dos objetivos institucionais e a concretização de projetos e ações que melhorem o trabalho de todos, resultando em entregas mais eficientes e qualificadas à sociedade”, salienta a procuradora-geral adjunta para Assuntos Institucionais, Diana Paula Sana.

No início deste mês, com a publicação da Resolução N.º 259/2024, o até então Escritório de Gestão Estratégica, Projetos e Processos (EGEPP) passou a ser denominado EGEI.  A alteração na nomenclatura do Escritório representa a consolidação da gestão da inovação como instrumento de propulsão para os projetos de melhoria de processos organizacionais e reforça a importância e o compromisso da PGE com a inovação.

Além disso, com a publicação da Resolução n.º 260/2024, foi criado o Laboratório de Inovação e Transformação Digital da PGE-RS, vinculado ao EGEI, que irá funcionar como um ambiente de aceleração de projetos, inovações e transformação de processos organizacionais.

“Nesses 10 anos, com a soma do trabalho de muitas pessoas, atingimos um grau de maturidade na nossa gestão estratégica, viabilizando o desenvolvimento de projetos e iniciativas inovadoras. O atingimento de metas e resultados é a consequência de um esforço coletivo intencional em prol da construção da visão estratégica da Instituição”, agradece a supervisora do Escritório de Gestão Estratégica e Inovação (EGEI), Lisiane Penz Negruni.

Histórico do EGEI na PGE

A Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (PGE-RS) começou, a partir de 2010, um trabalho de reestruturação institucional, que culminou na definição de visão, missão e valores. Desde então, avanços institucionais relevantes foram obtidos e viabilizados por meio da gestão estratégica. Para garantir a implementação e institucionalização dessas novas sistemáticas de gestão estratégica e de gerenciamento de projetos, bem como sua adequada governança e gestão, foram criados, em 2014, os Comitês de Gestão Estratégica e de Gestão do Portfólio de Projetos Estratégicos e o Escritório de Gestão Estratégica e Projetos.

Em 2019, foram integradas práticas de gerenciamento de processos ao modelo de gestão estratégica da PGE e, assim, o EGEP passou a ser denominado como Escritório de Gestão Estratégica, Projetos e Processos (EGEPP). Com a nova reformulação realizada recentemente, o departamento atualmente é denominado Escritório de Gestão Estratégica e Inovação (EGEI).