Em sessão virtual, Luciana Mabilia é reconduzida ao cargo de corregedora-geral da PGE-RS

Em sessão virtual, Luciana Mabilia é reconduzida ao

.
A posse ocorreu na tarde desta quinta-feira, em sessão solene do Conselho Superior, realizada virtualmente

Na tarde desta quinta-feira (21), o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, reconduziu e empossou a procuradora do Estado Luciana Mabilia como corregedora-geral para o biênio 2020/2022. A posse ocorreu durante sessão solene virtual do Conselho Superior da PGE, na sede da Instituição. Na ocasião, a procuradora do Estado Kathia Menegol também foi empossada como corregedora-geral adjunta.

Para respeitar as medidas e atos de prevenção em vigor contra a Covid-19, a sessão solene foi adaptada, e, portanto, autoridades, familiares e público em geral puderam acompanhar a cerimônia por meio de transmissão ao vivo no Youtube da PGE.

Na ocasião, Costa afirmou que a recondução representa o reconhecimento ao trabalho exercido por Luciana e agradeceu a sua disponibilidade em permanecer à frente da Corregedoria-Geral. Ele destacou também que, neste cenário de combate à Covid-19, a PGE tem participado ativamente na entrega das soluções que a sociedade precisa, ressaltando o empenho de procuradores e servidores. “São diversos pareceres que resolvem problemas concretos das consequências econômicas, sociais e sanitárias. Na possibilidade de compra de medicamentos, equipamentos, com zelo e cuidado de um trabalho que não cessa e se intensificou”, enfatizou.

Em sua segunda gestão, Luciana agradeceu a confiança do procurador-geral na escolha do seu nome. “A Corregedoria é a porta de entrada da Casa e é um órgão transversal, um standard de segurança e estabilidade na Instituição. Está presente nas Procuradorias Regionais e nas Especializadas”. Ela também referiu o suporte de sua família em sua jornada de 23 anos de PGE.

Em nome do Colegiado do Conselho Superior, o procurador do Estado Paulo Cesar Velloso Quaglia Filho relembrou o período em que atuou na Corregedoria-Geral juntamente com Luciana, enalteceu o trabalho desenvolvido e desejou-lhe sucesso na nova etapa.

Luciana Mabilia Martins, atual corregedora-geral, foi nomeada procuradora do Estado em 1996. Atuou em diversas regionais do interior do Estado e, em Porto Alegre, junto à Procuradoria Fiscal e Procuradoria de Pessoal. Foi nomeada para integrar o Conselho Superior da PGE nos períodos de 1999 até 2001, de 2010 a 2013 e de 2015 a 2018. Compôs a Comissão de Eleição do Conselho Superior da PGE em 2000 e em 2012. Na PGE exerceu as funções de coordenadora das Assessorias Jurídicas da Administração Pública Direta e Indireta, procuradora-geral adjunta para Assuntos Institucionais (2009 a 2010) e agente setorial do Sistema de Advocacia junto à Secretaria da Casa Civil em 2015, onde também desempenhou a função de subchefe Jurídica.

Kathia Menegol, atual corregedora-geral adjunta, foi nomeada procuradora do Estado em 1996. Atuou em regionais do interior do Estado e, em Porto Alegre, junto à extinta Procuradoria da Fazenda Pública Estadual, Procuradoria do Domínio Público Estadual, Procuradoria Fiscal, Corregedoria e Gabinete. Na PGE, desempenhou diversas funções como assessora junto ao Gabinete, coordenadora das Assessorias Jurídicas da Administração Pública Direta e Indireta, corregedora, presidente da Comissão Disciplinar Permanente – CDP, coordenadora do Grupo Revisor do VTJ.