ESAE-PGERS celebra cinco anos com primeira turma de especialização em Advocacia de Estado
Publicação:
A Escola Superior de Advocacia de Estado Professor Almiro do Couto e Silva da Procuradoria-Geral do Estado (ESAE-PGERS) celebra cinco anos voltada ao ensino jurídico nesta sexta-feira (02/08). A ESAE, parte integrante da Procuradoria de Informação, Documentação e Aperfeiçoamento Profissional (PIDAP), foi criada com o principal objetivo de formar e aperfeiçoar procuradores e servidores públicos do Estado.
Como um ponto inovador, no último ano, a Escola deu início a sua primeira turma de especialização em Advocacia de Estado, em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), composta de 30 alunos, entre procuradores e servidores do Estado. Ao final de cada módulo, as aulas são disponibilizadas no Portal da ESAE em formato de cursos de aperfeiçoamento para toda a PGE e para os integrantes do Sistema de Advocacia de Estado.
"Com muita satisfação celebramos os cinco anos da ESAE-PGERS, que tem sido responsável pela qualificação dos quadros da PGE-RS, em especial neste momento de crescimento institucional, com a integração dos analistas jurídicos setoriais. A ESAE tem sido muito atuante na capacitação dos quadros do serviço público estadual, em especial no âmbito do Sistema de Advocacia de Estado, inclusive com o curso de pós-graduação em Advocacia de Estado, que muito tem contribuído para mantermos um nível de excelência em nossa missão institucional”, destaca o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa.
Outro ponto de destaque, em 2023, foi a realização do I Seminário Internacional ESAE-PGERS, que teve como tema central "Transformações do Direito e do Estado promovidas pela revolução tecnológica". O evento, disponível no YouTube da PGE-RS, contou com palestras de renomados juristas reconhecidos no Brasil e no exterior. Nestes cinco anos, a Escola produziu mais de 3 mil horas/aula e contou com mais de 29 mil participações em palestras, cursos e seminários.
A Escola também é responsável pela integração de novos servidores da Procuradoria e dos Analistas de Projetos de Políticas Públicas do Sistema de Advocacia do Estado.
“O nosso objetivo é atingir cada vez mais pessoas com conteúdo de qualidade e que auxilie no crescimento e aprimoramento dos nossos quadros. Para os próximos meses, como previsto pelo nosso regimento interno, iniciaremos os trabalhos dos Centros de Estudos, que têm como foco reunir diversos públicos para estudarem assuntos específicos, como direito tributário, contratações e outros assuntos relevantes para a Procuradoria”, explica o diretor da ESAE, procurador do Estado Ernesto José Toniolo.
Biblioteca Laura Corrêa Oliveira
Tendo um vasto e completo acervo relacionado à área jurídica, a Biblioteca Laura Corrêa Oliveira tem mais de 130 mil registros catalogados entre livros, revistas, teses e artigos. Todos disponíveis ao público em geral para consulta local e empréstimo de obras aos usuários cadastrados na Biblioteca.
“Estamos modernizando nossa Biblioteca: ampliamos o acervo virtual, estamos adquirindo novas obras impressas, instalando novo mobiliário e finalizando a implementação do software Pergamum, que permitirá o acesso on-line ao nosso catálogo completo”, conclui Toniolo.
A Biblioteca oferece ainda o serviço de pesquisa doutrinária e de legislação, disponível para o público interno e externo.
Endereço: Av. Borges de Medeiros, nº 1555, 16º andar, Porto Alegre-RS
Contato: biblioteca@pge.rs.gov.br ou (51) 32881656
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Mais notícias
- Mais de 7,5 mil moradias serão viabilizadas, beneficiando, principalmente, pessoas prejudicadas pelas enchentes
- Campanha faz paralelo entre as estações do ano e bem-estar psicológico, que passa por mudanças e desafios
- Mais de 7,5 mil moradias serão viabilizadas, beneficiando, principalmente, pessoas prejudicadas pelas enchentes
- Advocacia pública gaúcha passou a contar com novos integrantes