Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Eventos festivos marcam os 58 anos da PGE-RS

Publicação:

58AnosPGE 41
Procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, destacou a história e a importância da PGE para a sociedade gaúcha

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) celebrou os seus 58 anos de serviços prestados à sociedade gaúcha com eventos que marcaram a integração entre procuradores e servidores da Instituição. 

Em solenidade, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, entregou, na segunda-feira (20/03), no Salão Boa Vista, da Associação Leopoldina Juvenil, a Outorga das Honrarias Reconhecimento da Advocacia de Estado e Reconhecimento PGE-RS. As condecorações foram entregues também pela procuradora-geral adjunta para Assuntos Institucionais, Diana Paula Sana, e pela procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos, Paula Ferreira Krieger. 

Foram 102 agraciados, entre servidores e procuradores que completaram 15, 20 e 30 anos de exercício funcional, em 2022. Elas são divididas em três graus: ouro, prata e bronze, de acordo com o período de atividade exercido.   

Costa, que também recebeu a honraria pelos 15 anos de PGE, exaltou os homenageados. “É com esse trabalho incansável e dedicado que se constrói uma instituição sólida. E é por isso que, hoje, vocês são homenageados, de forma simbólica, com a medalha e o certificado. Agradecemos o empenho e desejamos que continuem a prestar esse honroso trabalho para a sociedade gaúcha”, enfatizou.  

 

 Jantar de Aniversário   

 Logo após a Outorga da Honrarias, o Jantar de Aniversário marcou o encerramento das comemorações dos 58 anos da PGE. Realizado no Salão Imperatriz, reuniu procuradores do Estado, servidores e autoridades, como o vice-governador, Gabriel Souza; o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Alberto Delgado Neto; o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles; o defensor-público-geral do Estado, Antônio Flávio de Oliveira; o representante da presidência da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes; e o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, dentre outros.   

Em sua fala, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, destacou a relevância da PGE. 

“É com grande alegria e satisfação que os recebemos para celebrar os 58 anos da Procuradoria-Geral do Estado. Foi em março de 1965 que, nomeado consultor-geral do Estado o ministro José Neri da Silveira, foi instituído o órgão que veio a ser a nossa Procuradoria-Geral do Estado, o órgão de consultoria, de representação judicial e defesa dos interesses do Estado, da Administração Pública e da sociedade gaúcha. Foram 58 anos de muitos serviços prestados à nossa sociedade, em especial na construção jurídica das políticas públicas”. 

O vice-governador disse ter observado, ao longo do tempo em que foi parlamentar, o tratamento de zelo, carinho e importância dos governadores do Rio Grande do Sul em relação à PGE e, atualmente, como vice-governador, entende e dá razão a todo o apreço dos governadores à Instituição, pois “sem a PGE, é impossível governar o Rio Grande do Sul, precisamos muito sim do assessoramento qualificadíssimo que a Procuradoria-Geral do Estado dá aos gestores do Poder Executivo”. Souza pontuou a presteza do procurador-geral do Estado, agradecendo o trabalho realizado, em referência também aos demais procuradores do Estado e servidores da PGE. 

  

 Torneio de Beach Tennis  

As celebrações iniciaram ainda no domingo (19/03), com a confraternização de servidores e procuradores na sede da Apergs. Na ocasião ocorreu também o Torneio de Beach Tennis, com quatro duplas masculinas e seis femininas, que sagraram os campeões Luciane Dorneles e Cristina Machado e Fábio Werkhäuser e Cristiano Bayne 

A promoção do Mês de Aniversário da PGE é da Procuradoria-Geral do Estado, da Apergs e do Sindispge. 

Procuradoria-Geral do Estado do RS