Governador eleito anuncia a permanência de Eduardo Cunha da Costa como procurador-geral do Estado do Rio Grande do Sul

Eduardo Leite mantém Eduardo Cunha da Costa como PGE

O governador eleito, Eduardo Leite, deu continuidade ao processo de composição do próximo secretariado. Nesta quarta-feira (14/12), ele confirmou a indicação do atual procurador-geral do Estado (PGE-RS), Eduardo Cunha da Costa, para o mesmo cargo a partir de 2023.

“Desempenhou como muita eficiência, garantindo não apenas a legalidade de todos os atos administrativos do governo, em uma perfeita sinergia com as demais secretarias, bem como a representação judicial do Estado do Rio Grande do Sul e nas grandes pautas nacionais em que a gente interage com as cortes superiores, sempre com muita qualidade, coordenando o trabalhos técnicos da nossa procuradoria”, explicou Leite.

Costa agradeceu o convite e destacou o trabalho recente da PGE no apoio às ações de governo. “É uma honra continuar trabalhando na sua gestão, no seu governo, trazendo a Procuradoria cada vez mais próxima para os resultados do governo, das políticas públicas”, disse o PGE no vídeo com o qual o futuro governo anunciou a indicação.

Quem é Eduardo Cunha da Costa

Graduado em Direito, com láurea acadêmica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pós-graduação em Direito Processual pela mesma universidade e em contratos internacionais pela Universidade de Boston. Cursou doutorado em Direito na Università degli studi di Roma "Tor Vergata" e foi pesquisador convidado na Universidade Columbia de Nova Iorque e na Universidade de Paris - Panthéon-Assas.

Iniciou a carreira na Procuradoria-Geral do Estado em 2007, tendo desempenhado funções nas Procuradorias Regionais de Santana do Livramento, Caxias do Sul e Novo Hamburgo, bem como em Porto Alegre, como procurador do Estado junto ao Tribunal de Contas do Estado e procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos. É procurador-geral do Estado desde 1º de janeiro de 2019 e atualmente é o presidente do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (CONPEG).