Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Inovação e carreira pautam evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher na PGE

Publicação:

.
.

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, e como parte das comemorações de aniversário, a Procuradoria-Geral do Estado reuniu mulheres de destaque em diferentes áreas em um talk show sobre inovação e carreira, nesta terça-feira (10/03), no Auditório da PGE. Sob a mediação da jornalista Kelly Matos, dividiram suas vivências a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos; a professora da Escola de Negócios da PUCRS, Edimara Mezzomo Luciano; e a diretora de Jornalismo, Jornais e Rádios do Grupo RBS, Marta Gleich.

Em sua fala, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, destacou a importância e forte atuação feminina na Procuradoria-Geral do Estado. “É uma celebração do aniversário da Procuradoria, 55 anos, e também o momento em que nós celebramos o mês da mulher em uma instituição que é composta em sua maioria por mulheres, em postos de direção da Casa”.

Leany, natural de Brasília, relatou como foi trabalhar anos em um ambiente político tradicionalmente masculino e afirmou que embora hoje existam maiores perspectivas profissionais para as mulheres, ainda há barreiras para presença feminina em cargos de liderança. “Os scripts sociais não favorecem. Quando se criam scripts para homens e mulheres, se perdem talentos dos dois lados”, opinou.

Marta destacou como as empresas vêm trabalhando o respeito à diversidade de modo efetivo, como a criação de grupos que debatem a inclusão. “Sugiro a mentoria de mulheres com carreira mais longa às jovens mulheres”.

Já Edimara falou dos caminhos no mundo acadêmico, como os tratamentos adequados de gênero aos autores na produção de pesquisas e a atenção para que questões de machismo estrutural, que passam despercebidas, não se perpetuem. “Se pensa que a mulher que não tem filhos pode trabalhar mais. Se faz isso até mesmo como uma forma de punição”, avaliou.

O evento foi transmitido ao vivo para as Procuradorias Regionais e para a PTS. A promoção foi da Procuradoria-Geral do Estado, Apergs e Sindispge, com patrocínio da Corsan.

Conteúdos relacionados

Procuradoria-Geral do Estado do RS