Novembro azul: cuidado integral com a saúde do homem
Publicação:
A campanha do Novembro Azul iniciou na Austrália, em 2003, e se espalhou pelo mundo. Inicialmente focado na conscientização do câncer de próstata, o mês se tornou um alerta para a saúde integral dos homens. Historicamente, em muitos países a expectativa de vida masculina é menor que a feminina. Isso pode ser explicado por fatores genéticos, mas também culturais.
No Brasil, dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) mostram que até setembro de 2023, na Atenção Primária, somente 33% dos atendimentos são realizados em homens. No Rio Grande do Sul, os atendimentos em homens representam 35%. “A população masculina busca menos os serviços de saúde, o que influencia para os dados até aqui apontados”, explica a especialista em saúde da Política Estadual de Saúde do Homem da SES, Talita Donatti.
Os baixos números de atendimento na Atenção Primária se refletem nos dados de mortalidade. De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida dos homens é de 73,6 anos, enquanto a das mulheres é de 80,5 anos. No RS, a taxa de mortalidade prematura – entre 30 e 69 anos - de homens no Rio Grande do Sul por agravos não transmissíveis (diabetes mellitus, neoplasias, doenças cardiovasculares e doenças respiratórias crônicas) é 42% maior do que na comparação com a população feminina.
Câncer de próstata
Também em novembro, no dia 17, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), essa é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, e estima-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025.
Apesar de não recomendar o rastreamento, o Instituto orienta que pessoas com próstata estejam atentas aos sintomas e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce.
Confira os principais fatores de risco e sintomas
Fatores de risco
Idade: o risco aumenta com o avançar dos anos
Casos na família: pessoas cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos
Sobrepeso e obesidade: estudos apontam maior risco de câncer em pessoas acima do peso
Sintomas
Dificuldade de urinar;
Demora em começar e terminar de urinar;
Sangue na urina;
Diminuição do jato de urina;
Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Azul também contra a diabetes
Uma das maiores causas de mortes da população masculina e feminina, também a diabetes tem em novembro o mês para conscientização. No dia 14 é celebrado o Dia Mundial Contra o Diabetes. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, o Brasil ocupa hoje o sexto lugar no ranking dos países com mais de 15 milhões de brasileiros convivendo com a doença. A mesma instituição estima que cerca de 5 milhões de pessoas no Brasil não saibam que tem a doença que é fator de risco para outras comorbidades, como a incidência de doenças cardiovasculares, a principal causa de morte no país.
Existem dois tipos de diabetes:
A do tipo 1 é uma condição genética e ocorre quando o corpo não produz naturalmente insulina.
A do tipo 2 é causada pelo aumento da taxa de glicose no sangue, geralmente associado ao sobrepeso e colesterol alto. Com maior incidência, a diabetes do tipo 2 é passível de prevenção. Busque orientação médica e procure manter uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos.
Ir ao médico regularmente, realizar exames de acompanhamento também são passos importantes para manter o controle do seu corpo e da sua saúde.
Mais notícias
- O Plano busca que a mudança para energias renováveis e a descarbonização da matriz elétrica ocorram de maneira equilibrada
- Uma mão segurando uma caneta em posição ao um papel.
- Evento é parte da campanha de conscientização a respeito do HIV/AIDS e outras ISTs e ao câncer de pele
- Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em 11 alvos, residências e empresas, no Estado e em São Paulo.