Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Novos procuradores do Estado iniciam estágio de orientação

Publicação:

Procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, falou sobre a cultura e a importância da PGE
Procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, falou sobre a cultura e a importância da PGE

Os 27 novos procuradores, empossados na última terça-feira (28/2), pelo governador Eduardo Leite e pelo procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, iniciaram o estágio preparatório já na quarta-feira (1/3), dia seguinte à posse.

A manhã do primeiro dia foi dedicada às apresentações do Gabinete da Procuradoria-Geral do Estado, da Corregedoria-Geral e dos novos membros da Procuradoria. Na abertura, o procurador-geral do Estado, além de dar as boas-vindas, falou sobre a cultura e a importância do órgão, e passou segurança a todos.

“Vocês foram muito bem selecionados, são tecnicamente preparados e plenamente capazes de aprender essa nova função. A advocacia pública cobra resultados e nós temos um cliente, que é o Estado, e precisamos dar respostas. Nós precisamos ter como compromisso a viabilização das políticas públicas”, enfatizou Costa. Ele falou ainda a respeito de vitórias importantes viabilizadas pela atuação da PGE.

“A cautelar proferida pelo ministro Luiz Fux recentemente, que evita perda de 2 bilhões de reais por ano, tem repercussão muito forte para os cofres do Estado. A própria privatização da CEEE, licitações, são exemplos do trabalho desenvolvido pela nossa instituição”, exemplificou Costa.

Procuradores receberam informações sobre a carreira, estágio probatório e história da Procuradoria
Procuradores receberam informações sobre a carreira, estágio probatório e história da Procuradoria

Durante o dia, os novos procuradores ainda tiveram palestras sobre a carreira, estágio probatório e história da PGE com o corregedor-geral, Paulo Cesar Velloso Quaglia Filho. O intuito do estágio é a apresentação das principais matérias e teses enfrentadas, proporcionando o contato com a atuação dos procuradores do Estado. 

Estiveram presentes na abertura o procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, Victor Herzer da Silva, procuradora-geral adjunta para Assuntos Institucionais, Diana Paula Sana, procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos, Paula Ferreira Krieger, coordenador-geral das Assessorias Jurídicas da Administração Direta e Indireta, Thiago Josué Ben, e o coordenador do Gabinete, Henrique Zandoná.

Estiveram presentes também a corregedora-geral adjunta, Josiana Dourado Castro, e os procuradores-corregedores Luciane da Silva Fabbro, Fabrício Fraga e Gabriel Almeida de Almeida.

O estágio preparatório seguirá até o dia 29 de março.

Procuradoria-Geral do Estado do RS