Outubro Rosa na PGE - Campanha “Prevenção: circule essa ideia” convida ao cuidado permanente
Publicação:

Já é outubro novamente, tempo de verificar se estamos dando a atenção adequada à prevenção ao câncer de mama neste ano. Como parte da ação “Te cuida o ano todo”, a Procuradoria-Geral do Estado se une ao chamado global Outubro Rosa com a campanha “Prevenção: circule essa ideia”, um convite à reflexão coletiva sobre os cuidados possíveis em relação à doença, que atinge, sobretudo as mulheres.
A identidade visual deste ano traz um cata-vento, formado pela letra S da palavra Rosa, propondo que a ideia do autocuidado e da prevenção circule com mais profusão.
“A simbologia do cata-vento tem a caraterística de circulação constante, quando acionado pela natureza ou mesmo pela atividade humana, demonstrando que podemos compartilhar informações com familiares e amigos, propagando permanentemente o convite à precaução”, destaca a procuradora-geral adjunta para Assuntos Institucionais, Diana Paula Sana.
Dados do Instituto Nacional do Câncer apontam que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama também acomete homens, menos de 1% do total de casos, e é considerado raro antes dos 35 anos. Informações importantes que servem como guia, mas é preciso levar em conta que o câncer pode chegar para qualquer pessoa e a prevenção é possível no gesto simples do autoexame das mamas.
Sintomas e cuidados
Segundo o INCA, o sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Sinais e sintomas devem sempre ser investigados, a detecção precoce é um importante passo na cura da doença.
- Outros sinais, não ignore:
Edema cutâneo, semelhante à casca de laranja;
Retração cutânea;
Dor;
Inversão do mamilo ou saída de secreção;
Descamação ou ulceração do mamilo;
Presença de pequenos nódulos na região embaixo do braço, axilas e no pescoço;
Qualquer sintoma desconfortável e notável sobre pequenas alterações mamárias.
Em caso de suspeita, busque saber mais.
IPE Saúde
O IPE Saúde conta com 69 mastologistas e oferece mamografias e ecografias. Desde julho, tem um aplicativo para que os segurados acessem os serviços da instituição com mais facilidade e agilidade.
Na ferramenta, é possível ver resultados de exames, extratos de utilização, boletos e faturas, além de acompanhar o andamento de solicitações. Os usuários também podem acessar o Guia Médico, com informações sobre os especialistas em cada área, os canais de atendimento, as dúvidas frequentes e outros dados.
Várias informações estão disponíveis também no site do IPE Saúde. O botão de acesso ao Guia Médico está na capa. Prefere ligar? Use o telefone para dúvidas (51) 3288-1550.
Também é válido buscar a disponibilidade dos serviços na sua cidade. O acesso pode ser mais fácil do que você imagina. Em Porto Alegre, por exemplo, no aplicativo 156 é publicada à noite a lista de agendamento de consultas de saúde. Além do contato com o profissional, na consulta é possível solicitar exames pelo Sistema Único de Saúde.
A mamografia é indicada anualmente após os 40 anos de idade. Não se descuide.
Coparticipação em exames
Durante o mês de outubro, o IPE Saúde irá isentar a cobrança de coparticipação em exames de mamografia para os usuários de 40 a 75 anos, em toda a rede credenciada. Os exames podem ser agendados diretamente nas clínicas e hospitais credenciados com apresentação de requisição de médico credenciado.
A ação, realizada pelo quarto ano consecutivo, busca incentivar as pessoas a realizarem o exame de forma regular, ampliando as chances de diagnóstico precoce e tratamento eficaz.
Outras ações
O Tampinha Legal Rosa destinará todo material encaminhado em outubro ao Tampinha Legal na PGE a uma instituição que apoie a causa rosa. Guardando as tampinhas que iriam fora, você ajudará na obtenção de recursos para ações em saúde e promoverá a reciclagem, tudo isso a custo zero, sem gastos extras.
É possível apoiar a causa depositando as tampinhas plásticas de qualquer embalagem – alimentos, higiene pessoal e beleza, produtos de limpeza, etc -, no ponto de coleta no primeiro andar do Prédio PGE/DAER, junto aos relógios-ponto. As Procuradorias Regionais pode enviar o material pela rota de transporte, como já é feito regularmente.
Saúde da Mulher e solidariedade
Neste momento de autocuidado e saúde da mulher, a Procuradoria convida à doação, ao longo do mês de outubro, de itens de higiene e cuidado diversos destinados às mulheres que sofreram as consequências das enchentes no Estado.
Podem ser entregues na Assessoria de Comunicação da PGE, no 18º andar do Prédio PGE-DAER, itens como xampu, sabonete, escovas e pasta de dente, desodorantes, absorventes, pentes, escovas, elásticos e presilhas de cabelo, dentre outros.
Mais notícias
- GAB Nota de Pesar modelo site
- O painel "Ambientes digitais de trabalho: PGE no Microsoft 365" ocorreu no no palco RS Innovation Stage
- A palestra ocorrerá na quinta-feira, 10/04, no palco Innovation Stage
- Procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, reforçou como a nova marca traduz o trabalho prestado pela Procuradoria.