PGE está engajada na coleta de doações para atingidos pela enchente
Publicação:
A Procuradoria-Geral do Estado está engajada na arrecadação de doações para famílias que sofreram as graves consequências da enchente no Estado. Além do Prédio PGE-DAER e do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), vários locais recebem donativos de modo permanente, na Capital e no interior.
Na sexta-feira (08/09), artigos reunidos pela 8ª Procuradoria Regional - Novo Hamburgo, em iniciativa da servidora Adriana Oliveira Pereira Grossi, foram entregues pelos servidores Marcos Bohrer e Jeferson Vargas à Central de Doações da Defesa Civil estadual, localizada junto ao CAFF. O Grupo do Bem da 8ª PR arrecadou 35 cobertores e R$ 2.700,00, revertidos em mantimentos. A compra, feita pelos próprios servidores, incluiu alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza e água. Além disso, outros itens foram comprados e doados por terceiros, vizinhos e amigos que colaboraram.
A caixa de coleta do Prédio PGE-DAER também ficou cheia na sexta-feira, mesma situação vista no CAFF, na ala Sul e na ala Norte. Nesta segunda-feira (11/09), novas doações foram depositadas.
Pix oficial
O governo do Estado criou uma chave PIX para receber as doações de pessoas e empresas que desejam auxiliar. A conta é do Banrisul e o dinheiro será gerido em parceria com entidades reconhecidas no trabalho de assistência social e ajuda humanitária, para reduzir a burocracia e acelerar a chegada a quem mais precisa. Podem ser feitas doações de qualquer valor.
PIX para a conta SOS Rio Grande do Sul
CNPJ: 92.958.800/0001-38
Banco do Estado do Rio Grande do Sul
O que doar?
Muitas doações já chegaram aos locais afetados e informações de quem acompanha o atendimento indicam a necessidade de materiais de higiene pessoal e de limpeza, roupas e sapatos, inclusive para crianças.
Roupas e calçados de qualquer tamanho devem ser entregues limpos e em condições de uso. Calçados devem ser acondicionados em pares. A população pode doar, ainda, itens de cama e banho e cobertores em boas condições. Esse material deve ser entregue higienizado nos pontos de coleta.
Sugestão
- Kits de higiene pessoal, contendo, por exemplo, duas escovas de dente, um creme dental, um sabonete, um desodorante, um shampoo, um pacote de absorventes femininos, um aparelho de barbear e quatro rolos de papel higiênico. O ideal é realizar a entrega do kit pronto, pois isso dispensa as etapas de triagem e montagem, agilizando o repasse do material às comunidades em vulnerabilidade.
- Luvas e botas de borracha, baldes, panos, vassouras, rodos, escova de limpeza.
- Kits de limpeza, que podem conter, por exemplo, um litro (pelo menos) de água sanitária, um litro de desinfetante, um quilo de sabão em pó, 500 ml de detergente líquido, esponjas e panos de limpeza.
Na Capital e no interior, todas as doações podem ser entregues diretamente na Defesa Civil.
Trabalho voluntário
Voluntários que queiram auxiliar nos trabalhos de limpeza e reconstrução nas cidades de Muçum e Roca Sales devem se apresentar na Prefeitura Municipal de Encantado. De Encantado para Muçum e Roca Sales, a Brigada Militar realiza o transporte e organiza a distribuição no terreno.
Outros pontos de coleta de doações:
-Palácio Piratini
-Quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar
-Prefeituras
-Todas as agências do Banrisul no RS
-Secretaria de Assistência Social do Estado
-Supermercados da Rede Zaffari/ Bourbon
-Secretaria da Segurança Pública
-Unidades do SESC
-Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE)
-Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer)
-Cruz Azul
-Verte Saúde
-Junta Comercial
-Badesul
Mais notícias
- GAB 02 10 Curso de Especialização A Democracia pelo Direito Aula Aberta Site
- O autoexame é rápido, fácil e pode salvar vidas.
- Mais de 7,5 mil moradias serão viabilizadas, beneficiando, principalmente, pessoas prejudicadas pelas enchentes
- Campanha faz paralelo entre as estações do ano e bem-estar psicológico, que passa por mudanças e desafios