PGE-RS participa de assinatura de acordo para assistência a animais resgatados na enchente

Termo de cooperação prevê o trabalho conjunto de planejamento, gestão, monitoramento e execução das atividades

A Procuradoria-Geral do Estado participou da elaboração e assinatura de acordo para assistência a animais resgatados na enchente. A parceria entre o Governo do Estado e a organização não governamental (ONG) Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) foi formalizada no sábado (18/05), pelo governador Eduardo Leite, e contou com a presença do coordenador-geral adjunto para Assuntos de Parcerias e Concessões, Victor Herzer da Silva.

O termo de cooperação firmado no Hospital Veterinário da Ulbra, em Canoas, prevê o trabalho conjunto de planejamento, gestão, monitoramento e execução das atividades desenvolvidas em resgates de animais e no acolhimento em abrigos nos municípios gaúchos. Também inclui a identificação e catalogação para localização de tutores ou o suporte nos procedimentos de adoção. O governador agradeceu a todos que se envolveram nos resgates e no atendimento aos animais neste momento crítico. Leite disse que o bem estar dos animais também é uma preocupação.

“Todas as vidas importam e por isso estamos empreendendo esforços para que os animais resgatados fiquem bem assistidos, recebam atendimento e encontrem os tutores dos quais se perderam nesta catástrofe. E para aqueles que não tiverem esse reencontro, que seja feito o encaminhamento para adoção, com o apoio de quem conhece a causa e nos subsidiará com assessoria técnica para implementarmos as melhores iniciativas nessa área”, enfatizou Leite.

A parceria para assistência aos animais foi conduzida pelo vice-governador Gabriel Souza, que é médico veterinário. A iniciativa foi articulada por meio do Gabinete de Crise. A Divisão de Políticas Públicas para Animais (Dippa) da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e o GRAD estimam que o número de animais resgatados poderá chegar a cerca de 20 mil. Até sábado (18/05), a Defesa Civil estadual contabilizava mais de 12 mil salvamentos. Presente em 15 estados brasileiros, o GRAD tem prestado apoio ao Rio Grande do Sul desde o início das inundações.

Também participaram da assinatura a secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, a presidente do GRAD, Carla Miranda, e o reitor da Ulbra, Thomas Heimann.