Procurador-geral do Estado é homenageado na Assembleia Legislativa

Outorga da Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa
Outorga da Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa - Foto: Joel Vargas/Agência ALRS

O procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, recebeu a Medalha da 55ª Legislatura, da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (25), em cerimônia prestigiada por autoridades das demais instituições jurídicas e políticas. A honraria é destinada àqueles que contribuem com as ações desenvolvidas pelo parlamento em áreas específicas para o crescimento do povo gaúcho e foi concedida por proposição do deputado estadual Ruy Irigaray.

Outorga da Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa

Costa agradeceu a distinção. "É um momento muito especial. Recebo esta honraria como uma homenagem ao trabalho de toda a PGE/RS.", afirmou. Ele destacou que o trabalho da PGE envolve a construção de soluções jurídicas para os entraves às políticas públicas que afetam diretamente a vida da população. "É a missão da PGE dar segurança jurídica para que políticas públicas possam acontecer". Também salientou a defesa do patrimônio e das finanças públicas, muitas vezes enfrentando as melhores bancas de advocacia do país.

O procurador-geral fez referência à data da solenidade, 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, e demonstrou que a PGE é uma instituição que preza pela igualdade de gênero. "Formada em sua maioria por mulheres, dirigida por mulheres de modo pioneiro e, na equipe diretiva, de três procuradores-gerais adjuntos, duas são mulheres", mencionou, citando as procuradoras do Estado Diana Paula Sana e Paula Ferreira Krieger, procuradoras-gerais adjuntas para Assuntos Institucionais e Assuntos Administrativos, e a corregedora- geral da PGE, Luciana Mabilia Martins, todas presentes no evento.

O presidente da AL-RS, Ernani Polo, afirmou seu respeito pelo procurador-geral do Estado. Na sua avaliação, Costa possui sensibilidade, algo que "todo ser humano deveria ter, especialmente quem está na vida pública. Percebemos claramente na sua atuação essa visão, que é fundamental e faz toda diferença para o cidadão gaúcho, que precisa que nossas estruturas funcionem e funcionem bem". Polo pontuou que a relação entre as instituições é base para a democracia e aludiu a importância do diálogo na construção conjunta na busca de alternativas para o Estado. Relatou que acompanha o trabalho de Costa desde gestões passadas e citou relevantes atuações da PGE.

O deputado estadual Ruy Irigaray declarou que decidiu propor a concessão da Medalha da 55ª Legislatura ao PGE com base no trabalho observado quando foi secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo. "Vi um homem leal, que buscava o melhor para nosso estado do RS". Irigaray exaltou o amplo currículo do PGE e afirmou a importância de pessoas qualificadas ocuparem cargos estratégicos no Estado. "Ele tem feito um trabalho de desburocratização da máquina pública, dos nós que existem muitas vezes na legislação. E é isso que queremos para o RS. Espírito patriota e inovador. Meu agradecimento a PGE pelo trabalho que tem feito".

Veja mais fotos na Galeria aqui