Setembro Amarelo: a natureza como aliada no cuidado da saúde mental

Campanha faz paralelo entre as estações do ano e bem-estar psicológico, que passa por mudanças e desafios

Criada para promover a prevenção do suicídio, a campanha do Setembro Amarelo também fomenta o debate a respeito da saúde mental como um todo. E o tema se torna cada vez mais importante com o aumento das taxas de incidência de adoecimento psicológico.

Com a campanha “Floresça. Cuide-se!”, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) se propõe a incentivar a conscientização a respeito do assunto. A arte traz como símbolo o ipê-amarelo (Handroanthus albus), que tem setembro como a sua época de florescimento e faz paralelo entre as estações do ano e bem-estar psicológico, que passa por mudanças e desafios.

Panorama

Em 2023, os afastamentos nas empresas por distúrbios psicológicos subiram 38%, conforme dados do Ministério da Previdência Social. Além disso, de acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência de depressão na América Latina, sendo que o Estado do Rio Grande Sul apresenta números preocupantes.

Saúde Mental após as enchentes

Os recentes eventos meteorológicos, ocorridos no nosso Estado, reforçam o alerta para a importância dos temas relacionados aos processos de adoecimento mental. De acordo com a Defesa Civil, 95% dos municípios do Rio Grande do Sul foram atingidos pelas cheias, e mais de 600 mil pessoas precisaram sair de suas casas durante a calamidade vivida no estado.

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) tentou estimar a dimensão dos impactos psicológicos da calamidade sobre os moradores do RS: dos cerca de 1,2 mil participantes, 9 em cada 10 mostraram-se afetados psicologicamente.

Por isso, visando o enfrentamento da crescente demanda de atendimento a pessoas em sofrimento mental e emocional devido aos acontecimentos, a SES realizou, ainda em maio, um repasse extraordinário de R$ 12 milhões para contratação de novas Equipes Multiprofissionais de Saúde Mental na Atenção Primária em Saúde. Foram beneficiados 84 municípios atingidos gravemente pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Na Procuradoria, a Seção de Desenvolvimento Organizacional e Qualidade disponibiliza a cartilha “Saúde Mental em Foco: tempo de reconstrução”, publicação voltada para a promoção da saúde psicológica no contexto pós-enchente. O documento reúne informações e sugestões de cuidados psicológicos para ajudar na retomada. Além disso, a equipe conta com três psicólogos disponíveis para atender procuradores, servidores e estagiários.

Natureza é aliada no cuidado psicológico

O cuidado com a psique é multifatorial e pode envolver desde acompanhamento psicológico e psiquiátrico até pequenas mudanças na rotina. E, neste ponto, o contato com a natureza, representado também na campanha “Floresça”, é um aliado aos cuidados terapêuticos e clínicos.

O relatório “Green and Blue Spaces and Mental Health” (Espaços verdes e azuis e saúde mental), publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), concluiu que parques, florestas, pastagens e outros espaços verdes urbanos podem auxiliar no bem-estar psicológico.

De acordo com a publicação, a vegetação informal das ruas e as copas das árvores também são importantes. O estudo indicou, em particular, uma forte relação entre mais árvores, bem como níveis mais elevados de biodiversidade, e melhor saúde mental”.

Onde buscar ajuda

As Unidades Básicas de Saúde e os Centro de Atenção Psicossocial (Caps) estão preparados para acolhimento psicológico.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip, 24 horas, todos os dias. A ligação para o CVV, em parceria com o SUS, por meio do número 188, é gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Também é possível acessar através do chat.

Na PGE-RS, a Seção de Desenvolvimento Organizacional e Qualidade está disponível para atendimento aos membros da Procuradoria.

Se você estiver passando por um momento difícil ou conhece alguém que esteja, busque ajuda, converse com amigos e procure um profissional.