Setembro Amarelo: O alerta que você não pode ignorar

Não ignore os alertas. Procure e ofereça ajuda.

Setembro Amarelo: O alerta que você não pode ignorar

O celular não para o dia inteiro. São notícias, mensagens, e-mails e, principalmente, as redes sociais. Os alertas de novidades do mundo on-line viraram prioridade. A vida pessoal e profissional estão nesse pequeno aparelho e demandam nossa atenção imediata.
Mas e quantos alertas off-line você ignora? Seus e das pessoas com quem você convive? A falta de atenção, tristeza, mudanças repentinas de humor ou outros sinais de que algo está diferente e precisa de alguma atenção. A sua saúde, física e mental, tem a sua atenção imediata?
Entramos no Setembro Amarelo, mês da campanha mundial de prevenção ao suicídio e de promoção da vida, a qual a PGE-RS se soma para chamar atenção à valorização da vida, da saúde mental e da importância de não ignorarmos os sinais no dia a dia.

Neste ano, a Procuradoria lança a campanha “Alguns alertas não podem ser ignorados” e foi pensada, não somente para falar sobre a prevenção ao suicídio, mas também para incentivar a compreensão da necessidade do cuidado da saúde mental.

O design da imagem da campanha, comunica com um degradê nas cores, do vermelho ao amarelo, mostrando os alertas graduais que não devemos ignorar. Além disso, o amarelo também traz vida, pois cuidar da saúde é promover a vida, o principal objetivo da campanha. Ao longo das próximas semanas, a campanha vai trazer também outras informações sobre o tema, tanto nos canais internos quanto nas redes sociais.

Permanente cuidado

Além disso, quando se trata de saúde, a prevenção é sempre importante, por isso, é fundamental ter hábitos saudáveis também relacionados à saúde mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 30 minutos diários de exercício físico, alimentação equilibrada e dormir bem são formas de prevenção. Conversar com alguém que você confia e dedicar um tempo do seu dia a uma atividade que lhe dê prazer, como cozinhar, ler ou assistir um filme também são formas de autocuidado, de acordo com OMS.

A conscientização a respeito da saúde mental passa também pela empatia e respeito. Assim como uma doença física, os problemas de saúde psíquica devem ser levados a sério por todos. Não diminua ou compare. Tenha empatia e solidariedade.

Não ignore os alertas. Procure e ofereça ajuda.

Te cuida o ano todo

O selo “Te cuida o ano todo” foi criado, em 2021, para englobar todas as campanhas da PGE vinculadas à saúde, além dos meses de campanhas temáticas como Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho. Assim, a Procuradoria utiliza a marca em ações e comunicados internos para conscientizar servidores, procuradores e estagiários da importância do cuidado com a saúde de forma integral e durante o ano inteiro. O selo acompanha a campanha, para destacar como o tema deve ser pauta sempre.

PGE Saúde Mental

Lançado em abril, o PGE Saúde Mental é um programa ligado a Seção de Desenvolvimento Organizacional e Qualidade da Equipe de Gestão de Pessoas (DA/SDOQ), que tem objetivo de dar destaque ao tema, através de palestras e eventos. A SDOQ foi responsável pelo levantamento realizado em outubro de 2022, com servidores e procuradores, sobre o tema.
A pesquisa teve participação de 236 pessoas, sendo 158 mulheres e 78 homens. Alguns dos resultados obtidos foram: 28% dos participantes fazem psicoterapia atualmente, enquanto 29% nunca fizeram. Irritabilidade, ansiedade, sentimento de solidão e preocupações recorrentes foram, dentre as condições pesquisadas, aquelas que os participantes referiram sentir com maior frequência a partir do início da pandemia. O programa promove ações voltadas para a informação sobre o tema e a prevenção de dificuldades emocionais, visando enfatizar a importância do bem-estar psíquico e dos cuidados com a saúde mental.

Atualmente, a Procuradoria conta com três analistas psicólogos, que atuam na SDOQ, com o apoio de mais uma profissional da área, estagiária de pós-graduação. A equipe está disponível para auxílio a todos os procuradores, servidores e estagiários.