Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Concurso procurador do Estado: mais de 1,9 mil candidatos compareceram na “Fase Objetiva” na manhã de domingo (07)

Publicação:

.
O procurador-geral do Estado, Eduardo Costa, esteve no local e acompanhou o andamento da realização da prova.

Candidatos e candidatas de todo o Brasil participaram, neste domingo (07/11), do 15º concurso público de provas e títulos para provimento de cargos na classe inicial da carreira de procurador do Estado do Rio Grande do Sul. No total, 1915 candidatos realizaram a prova da “Fase Objetiva” na Faculdade Uniritter Campus FAPA, em Porto Alegre. O certame, que teve início às 9h, foi encerrado às 14h10, e teve um percentual de abstenção de 24,49%. O gabarito está previsto para sair nesta quinta-feira (11/11), junto com o resultado desta etapa. 

.
Costa salientou que as questões foram muito bem elaboradas pela Banca e sob a supervisão da Comissão do Concurso
O procurador-geral do Estado, Eduardo Costa, que esteve no local e acompanhou o andamento da realização da prova, salientou que as questões foram muito bem elaboradas pela Banca sob a supervisão da Comissão do Concurso.

"
A prova, seguindo a tradição das outras edições do concurso para procurador do Estado do Rio Grande do Sul, estava muito bem elaborada, com elevado grau de dificuldade, adequada para selecionar candidatos altamente qualificados.”

O concurso prevê sete vagas
para a classe inicial para o cargo de procurador do Estado do Rio Grande do Sul. Hoje há 23 vagas na carreira no total entre as classes inicial, intermediária, final e superior. Conforme a legislação vigente, há reserva de vagas para pessoas com deficiência e para candidatos negros.

O certame será composto de uma fase de prova objetiva, contendo 100 questões de múltipla escolha, uma segunda fase contendo provas dissertativas
e elaboração de trabalho jurídico, e a terceira fase composta de exames jurídicos orais e prova de sustentação oral.

Todas as provas, com caráter eliminatório e classificatório, serão realizadas em Porto Alegre e observarão os protocolos sanitários e medidas de prevenção à Covid-19 definidos pelas autoridades competentes, vigentes nos dias de aplicação.

Os procuradores do Estado são responsáveis pela representação judicial e consultoria jurídica do Estado. Além disso, compete a eles a proposição de orientação jurídico-normativa para a administração pública, direta e indireta; pronunciar-se sobre a legalidade dos atos da administração estadual; promover a unificação da jurisprudência administrativa do Estado; entre outras atribuições.

O concurso terá validade de dois anos a contar da sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Conteúdos relacionados

Procuradoria-Geral do Estado do RS