Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Outubro Rosa: prevenção em dois toques

Publicação:

O autoexame é rápido, fácil e pode salvar vidas.
O autoexame é rápido, fácil e pode salvar vidas.
Por Ilustração: Raquel Heck

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) reforça o chamado global pela saúde da mulher com a ação “Outubro Rosa: prevenção em dois toques”. O tema da campanha deste ano traz a importância do autocuidado. Através de simples toques, o autoexame é realizado como forma de prevenção e pode contribuir no diagnóstico precoce.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) orienta que “a mulher observe e palpe suas mamas sempre que se sentir confortável para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem necessidade de aprender uma técnica de autoexame ou de seguir uma periodicidade regular e fixa, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias suspeitas”.

Há vários tipos de câncer de mama e o desenvolvimento é variável, podendo ser mais rápido ou lento. Daí a importância da atenção, da prevenção e tratamento em tempo adequado. O câncer de mama também ocorre em homens, representando apenas 1% do total de casos.

Dentre os fatores de risco, tem destaque a idade: cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Também compõem a lista o excesso de gordura corporal (obesidade e sobrepeso), inatividade física, tabagismo, bebida alcoólica e história familiar, dentre outros.

A prevenção passa pela adoção de hábitos saudáveis, na contramão dos fatores de risco: praticar atividade física e manter o peso corporal adequado, não fumar e evitar o tabagismo passivo e o consumo de bebidas alcoólicas. Amamentar o máximo de tempo possível também é um fator de proteção contra o câncer.

Sinais e sintomas

Nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor

Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja

Alterações no mamilo (como retrações)

Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço

Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos

 

Novas medidas para Capital e Interior

O governo do Estado apresenta evolução nos serviços ofertados à população gaúcha. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, em três anos, o número de pacientes de oncologia tratados no RS aumentou quase 50%, passando de 20.529 em 2020 para 30.041 em 2023. ‌

Também foi registrada uma elevação no início dos tratamentos oncológicos até 30 dias após o diagnóstico, aumentando as chances de sucesso, e uma tendência de queda de atendimentos com mais de 60 dias.‌

Em julho, o governador Eduardo Leite sancionou a Lei nº 16.151/2024, que cria o Programa Estadual de Navegação de Pacientes para Pessoas com Neoplasia Maligna de Mama para aprimorar a assistência. É prevista uma abordagem multidisciplinar, orientada para a atenção integral ao indivíduo, da suspeita ao tratamento efetivo.

Na sequência, em agosto, foram publicadas portarias, no Diário Oficial do Estado (DOE), relacionadas à implantação, o custeio e os critérios da estratégia SERMulher, que prevê a abertura de Serviços Especializados de Referência à Saúde da Mulher nas sete macrorregionais do Rio Grande do Sul: Centro-Oeste, Metropolitana, Missioneira, Norte, Serra, Sul e Vales. Foi estabelecido prazo até o início de outubro para inscrição de municípios interessados na adesão.

O objetivo da iniciativa é reduzir a mortalidade por câncer de colo uterino e mama, otimizando o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento.

IPE Saúde

Também como incentivo à prevenção, durante o mês de outubro, os segurados do IPE Saúde estarão isentos da cobrança de coparticipação em exames de mamografia para os usuários com idade entre 40 e 75 anos.

São cerca de 268 mil segurados aptos a participarem da campanha. Os exames poderão ser agendados diretamente nas clínicas e hospitais credenciados ao IPE Saúde com apresentação de requisição de médico credenciado. A isenção é garantida automaticamente.

IMAMA Bike Day e Caminhada das Vitoriosas

O Instituto da Mama (IMAMA) promove uma série de ações no mês rosa, dentre elas IMAMA Bike Day, que reúne grupos de ciclismo e público em geral. Será em 05 de outubro, na Orla do Guaíba – Rótula das Cuias, às 9h. O principal evento da temporada, a Caminhada das Vitoriosas, acontece no dia 20 de outubro, também às 9h, com concentração e saída no Parcão e chegada na Redenção.

 

Mais notícias

Procuradoria-Geral do Estado do RS