PGE empossa novas Corregedora-Geral e Procuradora-Geral Adjunta
Publicação:

A Corregedora-Geral da PGE, Roselaine Rockenbach, e a Procuradora-Geral Adjunta para Assuntos Administrativos, Marília Vieira Bueno, foram empossadas pelo Procurador-Geral do Estado e Presidente do Conselho Superior da PGE, Carlos Henrique Kaipper, nesta segunda-feira (19). A cerimônia foi realizada no auditório da PGE, no 16º andar do Prédio Daer/PGE.
Em seu pronunciamento, Dr. Kaipper fez questão de registrar o carinho que tem pela nova Corregedora-Geral da PGE. “A Drª Roselaine é uma pessoa muito especial. Convivemos intensamente nesses três anos e meio e, se eu já a admirava pelo seu comprometimento com a Instituição, agora a admiro ainda mais”, disse referindo-se ao novo desafio de comandar a Corregedoria-Geral da PGE no próximo biênio. Lembrou, ainda, que enquanto Procuradora-Geral Adjunta, Drª Roselaine trabalhou intensamente para a reestruturação do Departamento de Administração, que agora está sob a coordenação da Drª Fernanda Foernges Mentz.
Sobre a nova Procuradora-Geral Adjunta para Assuntos Administrativos, Dr. Kaipper lembrou que a substituta tinha que ser uma pessoa igualmente comprometida, e foi assim que chegou ao nome da Drª Marília Vieira Bueno. “Tenho certeza que a Drª Marília trará da Procuradoria de Pessoal, onde atuava até então, a mesma garra e dedicação para a pasta que está assumindo a partir de hoje”.
Agradecendo a presença da Secretária de Políticas para as Mulheres, Ariane Leitão, e da Secretária Adjunta de Políticas para as Mulheres, Ana Félix, o Procurador-Geral fez questão de assinalar que “não é por acaso que são duas mulheres tomando posse. A PGE tem tido o cuidado de compor a sua administração com 50% de homens e 50% de mulheres”.
O Corregedor-Geral da PGE no biênio 2012/2014, Luis Carlos Kothe Hagemann, disse que a Corregedoria-Geral é um órgão de disciplina e orientação dos Procuradores do Estado, cabendo-lhe acompanhar e supervisionar o estágio probatório dos colegas que recentemente ingressaram na carreira, dar suporte ao Gabinete do Procurador-Geral nas movimentações internas da carreira, realizar orientação mediante inspeções nos órgãos da Casa, dar a devida tramitação aos temas disciplinares, fiscalizar o magistério dos Procuradores, entre outras competências. “Como se vê, não são poucas as responsabilidades. E tampouco de fácil execução. A gestão que ora se encerra tem a externar a todos aqui o compromisso de ter pretendido fazê-lo do melhor modo possível, e a sensação do dever cumprido”. Dr. Hagemann agradeceu aos integrantes do Conselho Superior da PGE, ao Procurador-Geral do Estado, aos Procuradores-Gerais Adjuntos, aos Coordenadores dos órgãos de execução, aos Procuradores integrantes da Corregedoria na sua gestão e aos Servidores da Corregedoria, nominando-os um a um.
Escolhida, após eleição em lista tríplice no Conselho Superior, para exercer o cargo máximo da Corregedoria-Geral da PGE para o biênio 2014-2016, a Corregedora-Geral Roselaine Rockenbach falou sobre os seus novos e grandes desafios à frente do cargo. “O primeiro, suceder o Dr. Hagemann e sua equipe. Durante esse biênio, a Corregedoria-Geral esteve alerta e ativa, exercendo plenamente suas competências e colaborando na tomada de decisões”, afirmou.
Drª Roselaine observou que a Corregedoria-Geral é um órgão que compõe, juntamente com o Conselho Superior e o Gabinete, a Direção Superior da PGE. “Se a nomeação para o cargo máximo deste órgão é motivo de grande satisfação pessoal, ao mesmo tempo acrescenta preocupações e responsabilidades que assumo e cumprirei com afinco, tendo sempre presente a competência constitucional da PGE, instituição fundamental para o Estado Democrático de Direito, a qual tenho muito orgulho de pertencer”.
Depois de registrar o trabalho realizado pela equipe que se despede da Corregedoria-Geral, Drª Marília Bueno parabenizou a sua antecessora no cargo de Procuradora-Geral Adjunta para Assuntos Administrativos. “Drª Roselaine, mais que a coragem de assumir tão importante cargo na nossa Instituição, o que admiro na senhora é a sua motivação, pois após três anos de muito trabalho como Procuradora-Geral Adjunta, continua disposta a planejar e a pensar no futuro da PGE”.
A nova Procuradora-Geral Adjunta se disse surpresa e feliz com a confiança nela depositada. “Entendo que o convite é fruto da gestão que fizemos na Procuradoria de Pessoal”.
A Procuradora do Estado Marília Rodrigues de Oliveira foi nomeada Procuradora-Geral Adjunta para Assuntos Administrativos Substituta.
A solenidade de posse contou com a presença dos Procuradores-Gerais Adjuntos para Assuntos Jurídicos, Bruno Winkler; e para Assuntos Institucionais, Paulo Basso; do 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do RS, Desembargador Manuel Lucas; da Subcorregedora-Geral do Ministério Público do RS, Noara Bernardy Lisboa; da Corregedora-Geral em exercício da Defensoria Pública do Estado, Rafaela Consalter; da Conselheira Estadual da OAB/RS Fabiana Azevedo da Cunha Barth; dos Coordenadores de Procuradorias Especializadas; do Vice-Presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Estado (Anape), Telmo Lemos Filho; do Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do RS (Apergs), Luiz Fernando Barboza dos Santos; da Vice-Presidente da Apergs, Cláudia Balestrin Correa; do Vice-Presidente da Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre (APMPA), Dr. João Elípio de Almeida Neto; do Corregedor-Geral da Brigada Militar, Coronel Jairo de Oliveira Martins; do Auditor Público Externo e Assessor Jurídico da Presidência do Tribunal de Contas do Estado Victor Luiz Hofmeister; do Agente Setorial Augusto Arnold Filho, representando o Secretário Estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano; de Procuradores do Estado; do representante do Sindispge Daniel Martins; de Servidores e familiares das empossadas.
Mais notícias
- GAB Nota de Pesar modelo site
- O painel "Ambientes digitais de trabalho: PGE no Microsoft 365" ocorreu no no palco RS Innovation Stage
- A palestra ocorrerá na quinta-feira, 10/04, no palco Innovation Stage
- Procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, reforçou como a nova marca traduz o trabalho prestado pela Procuradoria.