Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Setembro Amarelo: a saúde mental no RS

Publicação:

Não ignore os alertas. Procure e ofereça ajuda.
Não ignore os alertas. Procure e ofereça ajuda.

Para dar continuidade e incentivar ainda mais a compreensão de todos para o cuidado da saúde mental, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS), em virtude da campanha “Alguns alertas não podem ser ignorados”, lançada no dia 4 de setembro , traz mais informações sobre a temática. 

Além da campanha do Setembro Amarelo, este mês marca também o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (DMPS), ocorrido no dia 10. Organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data representa um compromisso global para chamar atenção para a questão.  

O tema do DMPS 2023 é “Criar esperança através da ação”, e reflete a necessidade de ação coletiva para resolver este problema urgente de saúde pública. De acordo com o manifesto da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) todos – familiares, amigos, colegas de trabalho, membros da comunidade, educadores, líderes religiosos, profissionais de saúde, responsáveis políticos e governos – devem tomar medidas para prevenir suicídio.  

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o Rio Grande do Sul é o Estado com maior taxa de suicídio do Brasil (13,34 mortes a cada 100 mil habitantes), o dobro da média nacional. Não há consenso sobre os motivos que levaram o RS a este ranking. Há, porém, entendimento sobre a promoção à vida e a importância de reforçar o cuidado à saúde mental dos gaúchos.    

  

Políticas de saúde mental   

  

Na PGE   

Na PGE-RS, a Seção de Desenvolvimento Organizacional e Qualidade da Equipe de Gestão de Pessoas (SDOQ), lançou, neste ano, o programa PGE Saúde Mental, que tem como objetivo dar destaque ao tema, por meio de palestras e eventos. A SDOQ foi responsável também pelo levantamento "Vamos Falar sobre Saúde Mental?" realizado em outubro de 2022, com servidores e procuradores, sobre o assunto. O tópico também é destacado no Programa PGE Qualidade de Vida, com eventos voltados a discutir saúde e bem-estar no trabalho e na vida pessoal, incluindo a preparação para a aposentadoria. A Procuradoria busca, ainda, trazer a questão à tona em campanhas como o Setembro Amarelo e o Te cuida o ano todo, que leva aos servidores, procuradores e estagiários dicas de bem-estar o ano todo. Além disso, os analistas psicólogos da PGE estão à disposição para escuta e acolhimento. 

 

No RS   

No âmbito estadual, desde 2020, o Setembro Amarelo entrou no calendário oficial do RS. A Lei nº 206 instituiu a Campanha de Valorização da Vida e o Dia Estadual de Prevenção ao Suicídio no Estado. A sanção da lei foi realizada no dia 10 de setembro, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que também é a data escolhida para marcar o tema no Rio Grande Sul.  

Para promover políticas voltadas a saúde mental, o governo gaúcho dispõe da Política Estadual de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio. Elaborado em 2019, o documento apresenta diretrizes e estratégias para ampliar e fortalecer ações integrais de promoção da vida e prevenção.  

Desde 2022 também está sendo implementado, em todo o RS, pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), o Plano Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, que contém ações, metas e prazos para a implementação da Política Estadual no âmbito estadual e municipal até 2025.   

A SES conta ainda com o Comitê Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, que busca sensibilizar sobre a importância do tema. Também ligado à Secretaria, o Programa de Saúde do Servidor (PROSER), além de promover ações de promoção a saúde, também está disponível para acolhimento.  

Veja aqui os contatos e endereços.

  

Em números  

O RS conta com 206 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 46 Serviços Residenciais Terapêuticos, 09 Equipes Especializadas de Saúde Mental e 06 Unidades de Acolhimento (SES/DAS, 2020), além de 1.293 leitos nos Serviços Hospitalares para Atenção Integral em Saúde Mental (SES/DAS, 2020).  

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip, 24 horas, todos os dias. A ligação para o CVV, em parceria com o SUS, por meio do número 188, é gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Também é possível acessar através do chat. 

 

Hospital Psiquiátrico São Pedro  

O Hospital Psiquiátrico São Pedro atualmente atende 88 municípios da região metropolitana, aproximadamente cinco milhões de pessoas, e oferece tratamento para dependência química, ambulatório especializado, emergência psiquiátrica e centro de reabilitação. 

 

Se você estiver passando por um momento difícil ou conhece alguém que esteja, busque ajuda, converse com amigos e procure um profissional.  

Conteúdos relacionados

Mais notícias

Procuradoria-Geral do Estado do RS