Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

PGE dá posse a 27 novos procuradores do Estado

Publicação:

PGE-RS passa a contar com 348 procuradores
PGE-RS passa a contar com 348 procuradores

O Rio Grande do Sul tem 27 novos procuradores do Estado. O grupo tomou posse, nesta terça-feira (28/2), em solenidade realizada no Theatro São Pedro, com a presença do governador Eduardo Leite, do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, de secretários de Estado, representantes dos Poderes, deputados estaduais e demais autoridades. A posse foi marcada pela integração de várias regiões do país: vinte dos novos procuradores do Estado são de fora do Rio Grande do Sul, vindos do Pará, Rio de Janeiro, Alagoas, Pernambuco, São Paulo, Bahia, Piauí, Sergipe, Santa Catarina, Distrito Federal e Paraná.

Governador assina termo de posse
Governador assina termo de posse
Procurador-Geral do Estado afirma certeza e a confiança no trabalho dos novos colegas
Procurador-Geral do Estado afirma certeza e a confiança no trabalho dos novos colegas

“A nossa Procuradoria do Estado é uma instituição fundamental para todas as esferas de uma Administração Pública. A Procuradoria do Estado é também área da educação, da saúde, das obras públicas, em todas as frentes, na segurança. Onde houver serviço público, onde houver cidadão gaúcho precisando de atendimento, certamente a Procuradoria terá envolvimento”, destacou o governador Eduardo Leite.

O procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, afirmou  que a posse é um momento de muita alegria e de confiança. “Temos os 348 cargos de procurador do Estado providos. Estes novos membros terão por desafio enfrentar e defender diversas demandas, frente às bancas mais conhecidas do país, e não é à toa que, na maior parte das vezes, nós saímos vencedores. Temos a certeza e a confiança que podemos depositar em vossas mãos a defesa do interesse do povo gaúcho”, finalizou desejando boas-vindas a todos os novos membros.

Procurador do Estado Jouberto Uchôa de Mendonça Neto relata realização de sonho
Procurador do Estado Jouberto Uchôa de Mendonça Neto relata realização de sonho

Falando em nome dos empossados, Jouberto Uchôa de Mendonça Neto salientou a conquista alcançada. “É com o coração palpitando de felicidade, e a alma leve, que nós, 27 empossandos vindos das cinco regiões do Brasil, celebramos a realização de um sonho, que significa também uma virada de chave nas nossas vidas e das nossas famílias”.  

Os procuradores exercem papel fundamental no desenvolvimento do Estado, pois são responsáveis pela sua representação judicial e consultoria jurídica. Compete a eles a proposição de orientação jurídico-normativa para a administração pública, direta e indireta; pronunciar-se sobre a legalidade dos atos da administração estadual; promover a unificação da jurisprudência administrativa do Estado, dentre outras atribuições.

Procuradoria-Geral do Estado do RS